6/15/2009

DEBATE: RELATÓRIO


Debate sobre energias renováveis e não renováveis. O debate realizou-se no Auditório da Escola dia 5 de Junho pelas 20h30m.
a turma do EFA secundário dividiu-se em dois grupos e cada grupo fez um trabalho em PowerPoint, que depois foi apresentado, a seguir deu-se inicio ao debate entre o publico e os alunos sobre as vantagens e desvantagens das energias renováveis e não renováveis. Este debate contou com a presença dos professores e o presidente do conselho executivo, Prof. Mário Lopes.
Nesta actividade eu assumia a posição de moderadora, o debate correu bem esteve animado, o publico manteve-se participativo o que levou a que a discussão continuasse acesa até ao final.

DEBATE: PERGUNTAS DA MODERADORA

ENERGIAS RENOVÁVEIS:

O que se entende de energia renovável?

É aquela que é obtida de fontes naturais capazes de regenerar.

Quais as fontes de energia existentes?

. O Sol: Energia Solar;
. O Vento: Energia Eólica;
. Os Rios e correntes de água doce: Energia Hidráulica;
. Os Mares e Oceanos: Energia Maremotriz
. As Ondas: Energia das Ondas;
. A Matéria Orgânica: Biomassa, biocombustível;
. O Calor da Terra: Energia Geotérmica;
. Água Salobra: Energia Azul;

Em quantas fontes se divide a energia?

As fontes podem ser divididas em dois grupos principais: Permanentes (Renováveis) e Temporários (Não Renováveis).

O que se entende de fontes permanentes?

São aquelas que têm origem solar.

ENERGIAS NÃO-RENOVÁVEIS

O que se entende de energia não-renovável?

A energia não-renovável é aquela que se obtém de fontes que, a curto ou a longo prazo se podem esgotar, exemplos:

Petróleo, carvão, gás natural, e urânio.

Combustíveis Fósseis:

Estes podem ser usados de forma sólida (carvão), líquida (petróleo) ou gasosa (gás natural).

ORGANIZAÇÃO DE UM DEBATE


O debate é uma actividade que decorre naturalmente da vida em sociedade e que nos permite a troca de ideias, o confronto de pontos de vista e a reflexão. Além disso, a informação aumenta, aprende-se a tomar a palavra, a demonstrar e a convencer.Para que o debate corra bem convém definir:1. O papel de cada um dos intervenientes. Um debate é uma troca activa, em que se recebe, ouvindo atentamente os outros, e em que se dá, exprimindo as nossas convicções sobre os temas em discussão. Para tal, é preciso:• Saber ouvir Cada um tem direito à expressão. Não se deve ironizar nem cortar a palavra. Mesmo que não se partilhe da opinião expressa, deve-se respeitá-la e ouvir atentamente o que os outros têm para dizer. Ouvir bem é pensar no que o outro diz.• "Praticar" a expressão oralNão se aproveita o debate se não se estiver resolvido a tomar a palavra. Esta é uma boa ocasião para se vencer a timidez. O que é preciso é exercitar cada vez mais.Exprimir-se é expor o ponto de vista sobre cada um dos pontos abordados, pelo que deve indicar-se com nitidez a posição que se tem, tendo o cuidado de apoiar cada afirmação com um ou vários documentos/provas.O valor de um debate reside no valor dos argumentos. Devem procurar-se, pois, provas para convencer os outros. Não se deve ter receio de mudar de opinião no decorrer do mesmo se descobrirmos que o ponto de vista defendido não é válido. Tal atitude é prova de honestidade e de coragem.2. As etapas para a organização e realização de um debate• Escolher um assunto simples e que desperte interesse.• Na maioria das vezes, o debate ganha em animação e interesse se tiver sido preparado previamente por quem o organiza, quer a a nível da informação fornecida/adquirida quer pensando sobre o tema em questão. Para o conseguir:- pode fazer-se um inquérito, reflectir sobre um pequeno questionário;- estudar/criar um dossier sobre o tema, após reunir documentação sobre o mesmo;- um grupo pode preparar uma exposição de cerca de 10 minutos que servirá de ponto de partida. Esta exposição pode assumir a forma de uma pequena representação teatral, de um pequeno filme ou uma apresentação em Power Point.• O debate deve ser organizado materialmente, ou seja, há que pensar sobre:- Como se vai dispor a sala?- Quem vai animar/moderar o debate?• O que faz o(a) animador(a)/moderador(a): - lança o debate, expondo com clareza o assunto a discutir;- dá a palavra às pessoas que a pedem e impede que a outras intervenham sem a ter pedido;- estimula os participantes e convida-os a reagir e a exprimirem-se;- chama a atenção para o assunto que está a ser debatido quando as intervenções dos participantes "fogem" ao mesmo;- controla o tempo e, no fim, convida a que tirem conclusões.Durante o debate, dois secretários tomam notas das principais ideias emitidas que permitirão fazer o balanço final.

ACTIVIDADE INTEGRADORA: DEBATE

ACTIVIDADE INTEGRADORA


DEBATE: ENERGIAS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS


NUCLEO GERADOR 7 CLC / STC /
NÚCLEO GERADOR 2 CP

DR2 DR3 DR4

CARTAZ DO DEBATE